Os pensamentos nos dominam, as emoções nos controlam. Ficamos perdidos dentro da turbulência da mente e das emoções perturbadoras. Muitas pessoas vivem sem objetivos, sem metas, sem ideais. Algumas foram preparadas somente para vencer e não sabem lidar com suas fragilidades e erros. Vivem presas no perfeccionismo e, por causa disso, não sabem criar, inovar, ousar, fazer mudanças positivas.
Não se valorizam. Acham que apenas os outros têm valor e conseguem sucesso. Não acreditam no próprio potencial. Para superar os padrões mentais negativos, é importante conhecer a si mesmo. Precisamos dissolver as emoções doentias do mau-humor, da ansiedade, do negativismo. Existem muitas emoções poderosas como raiva, ódio, inveja, insensibilidade, desejos, apegos que escravizam as pessoas. Quem tem emoções saudáveis é tranquilo, contente, sente-se protegido. É capaz de superar os desafios e administrar melhor seus problemas. Para ter paz de espírito, mais saúde e alegria, é necessário aprender a não ser aprisionado pelos pensamentos e emoções doentias.
Precisamos aprender a ser líder de nós mesmos. Reconhecer os erros e aprender com eles. Entender que é humano, com defeitos e imperfeições, que pode falhar, chorar, ter inseguranças. Os agressivos, intolerantes, arrogantes parecem fortes, mas são frágeis e infelizes, porque eles têm medo de reconhecer sua limitações e falhas, têm medo de chorar, de perdoar. Seja o autor de sua própria vida. Treine a governar seus próprios pensamentos. Reedite sua história. Mude o curso de sua vida. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo Fim.”