CCAC...Comunidade Católica Adoradores De Cristo


Deus não vai reduzir a doutrina dele para se adequar a você porque não é ele que tem que se adequar a você é você que tem que se adequar a vontade de Deus.


O meu agir revela a quem eu sirvo


Você é o resultado das suas escolhas

.

.
Deus reside em todos os Homens mas nem todos os Homens estão nele por isso eles sofrem.A direção ele ja deu cabe a voces decidir qual caminho vai seguir. Tem gente que já conhece o caminho mas continua perdido... E quando tudo desmoronar, sabe quem vai estar ao teu lado ? ... Deus ! Deus é o unico que nunca vai te abandonar! Deus permite situaçoês em nossas vidas para mudar a nossa história. O que somos é presente de Deus ,no que nos transformamos é o nosso presente a ele.

Se 1 minuto ão lado de Deus você ja é feliz, imagina a eternidade.Deus...Meu Amor Maior!

Os três primeiros lugares do meu coração pertencem ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Por quem um dia me apaixonei e passarei a eternidade! Deus...Quanto mais eu te procuro mais eu te encontro quanto mais eu te encontro mais eu te amo! Tem dias que Deus caminha do meu lado,eu sei.Tem outros que ele me pega no colo... eu sinto!.As mais lindas coisas da vida,não podem ser vistas nem tocadas,mas sim sentidas pelo coração.

.

.
Servir a Deus não é obrigação,é um privilégio.

Quer mudança de vida?Deixe-se conduzir pelo Espírito santo de Deus...

Quando estamos com a alma cansada e o coração triste,a melhor coisa a fazer é ir para um cantinho só da gente,fechar os olhos e falar com Deus.Não importa que seja em silêncio,pois mesmo quando não conseguimos proferir palavra alguma ,Ele é o único que consegue ler nosso coração .O santo silêncio nos permite ouvir mais claramente a voz de Deus.O segredo da paz é entregar toda ansiedade a Deus . As vezes Deus precisa te levar ao deserto para recomeçar uma história em sua vida ! Deus me ensinou que silêncio, também é resposta !Com Deus ate o fim,mesmo sem entender! A fé te levará á lugares que você jamais sonhou.As mais lindas coisas da vida,não podem ser vistas nem tocadas,mas sim sentidas pelo coração.Deus está agindo no silêncio aguarde a surpresa...


Não Oro para que Deus faça a minha vontade, mas para que eu me adeque a vontade dele.

Ore não por uma vida fácil, mas pra ter forças para aguentar uma vida difícil.

Não conte suas guerras para os outros, poucos vão querer te ajudar e a maioria só está curiosa.Conte suas guerras para Deus,ele te ajuda a vencê-las.

.''Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.'' Só o Amor é capaz de derreter o terrível gelo da indiferença.

.

.

O bonito dessa vida é poder acordar todas as manhãs, e saber que o autor desse milagre é Deus.É ele que levanta o sol,é ele que derrama a chuva,é ele que te acorda, é ele que te fortalece e é ele que te conduz pelos melhores caminhos . Não existe caminho para a felicidade.A felicidade é o caminho.

.

.
Essa carinha de pidão é para lhe mostrar o quanto eu gosto de você.Sejam bem-vindos. Um ótimo desfrute. Desfrute O Máximo!!! Fé Pensamentos e reflexões.e otimismo para seu dia!!!

Quem sou eu

Minha foto
Barra Bonita, sp, Brazil
Observador/ Romãntico/ Apaixonado/ Apaixonar-se por Deus é o maior dos romances;Procurá-lo a maior aventura;encontrá-lo a maior de todas as realizações. Filho amado de Deus, sou apaixonado por Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. Eu sou de Cristo e Cristo é de Deus Sou sal da terra e luz de Deus no Mundo.Você pode dizer que sou um sonhador Mas eu não sou o único. Eu espero que algum dia você junte-se a nós E o mundo viverá como um só.

Translate

Arquivo do blogger

Postagem em destaque



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Você pode... creia nisso!



Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma nota dos diretores. A mensagem sugeria aos pais que o retirassem da  porque ele era "muito estúpido para aprender alguma coisa." A mãe, ao ler a nota, disse:
"Meu filho Tom não é estúpido e incapaz de aprender. Eu mesma o ensinarei." E foi isso que fez. Quando Tom morreu, muitos anos mais tarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes do país por um minuto. Este Tom inventou a lâmpada elétrica e não apenas isto, mas também o filme cinematográfico e o toca-discos. Ao todo ele teve a seu crédito, mais de mil patentes. Assim como Thomas Edison, toda pessoa, criança ou adulta, é capaz de saber mais do que sabe hoje. Todos poderão encontrar um caminho para expressar sua criatividade.
Mostramo-nos, muitas vezes, abatidos e infelizes quando nos tratam de maneira depreciativa. Uma palavra de menosprezo, um comentário negativo, um olhar de indiferença e logo nos sentimos a menor das criaturas. Passamos a acreditar que somos incapazes, que nada do que fazemos dá certo, que nascemos para ser derrotados.Não, isso não é verdade! Podemos, sim, conquistar nossos ideais e realizar os nossos sonhos. Basta tão somente crer que com dedicação e trabalho chegaremos lá. Temos um companheiro de jornada -- o nosso Deus. Ele estará sempre ao nosso lado, incentivando, ajudando, repetindo a cada obstáculo encontrado: "Tudo é possível ao que crê."
Se você já fez uma tentativa e não conseguiu, tente novamente. Se já tropeçou em uma pedra de desânimo, levante e siga em frente, a vitória é e sempre será sua.Sua perseverança poderá mudar não apenas a sua vida, mas todo o mundo ao seu redor.Pense nisso,

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O fundamento antropológico da família, segundo Bento XVI

 

Discurso em um congresso da diocese de Roma 

ROMA, terça-feira, 7 de junho de 2005 (ZENIT.org).- Publicamos o discurso que dirigiu esta segunda-feira o Papa Bento XVI na Basílica de São João de Latrão para presidir a abertura do Congresso Eclesial da Diocese de Roma sobre «Família e comunidade cristã: formação da pessoa e transmissão da fé». 


Matrimônio e família não são uma construção sociológica casual, fruto de situações particulares históricas e econômicas. Pelo contrário, a questão da justa relação entre o homem e a mulher funde suas raízes na essência mais profunda do ser humano e só pode encontrar sua resposta a partir desta. Não pode separar-se da pergunta sempre antiga e sempre nova do homem sobre si mesmo: quem sou? E esta pergunta, por sua vez, não pode separar-se do interrogante sobre Deus: existe Deus? E, quem é Deus? Como é verdadeiramente seu rosto? A resposta da Bíblia a estas duas perguntas é unitária e consequencial: o homem é criado à imagem de Deus, e Deus mesmo é amor. Por este motivo, a vocação ao amor é o que faz do homem autêntica imagem de Deus: faz-se semelhante a Deus na medida em que se converte em alguém que ama. 

Deste laço fundamental entre Deus e o homem se deriva outro: o laço indissolúvel entre espírito e corpo: o homem é, de fato, alma que se expressa no corpo e corpo que é vivificado por um espírito imortal. Também o corpo do homem e da mulher tem, portanto, por assim dizer, um caráter teológico, não é simplesmente corpo, e o que é biológico no homem não é só biológico, mas expressão e cumprimento de nossa humanidade. Do mesmo modo, a sexualidade humana não está ao lado de nosso ser pessoa, mas que lhe pertence. Só quando a sexualidade se integra na pessoa consegue dar-se um sentido a si mesma. 

Deste modo, dos dois laços, o do homem com Deus e --no homem-- o do corpo com o espírito, surge um terceiro laço: o que se dá entre pessoa e instituição. A totalidade do homem inclui a dimensão do tempo, e o «sim» do homem é um ir mais além do momento presente: em sua totalidade, o «sim» significa «sempre», constitui o espaço de fidelidade. Só em seu interior pode crescer essa fé que dá um futuro e permite que os filhos, fruto do amor, creiam no homem e em seu futuro em tempo difíceis. A liberdade do «sim» se apresenta portanto como liberdade capaz de assumir o que é definitivo: a expressão mais elevada da liberdade não é então a busca do prazer, sem chegar nunca a uma autêntica decisão. Aparentemente, esta abertura permanente parece ser a realização da liberdade, mas não é verdade: a verdadeira expressão da liberdade é pelo contrário a capacidade de decidir-se por um dom definitivo, no qual a liberdade, entregando-se, volta a encontrar-se plenamente a si mesma. 

Em concreto, o «sim» pessoal e recíproco do homem e da mulher abre o espaço para o futuro, para a autêntica humanidade de cada um, e ao mesmo tempo está destinado ao dom de uma nova vida. Por este motivo, este «sim» pessoal tem de ser necessariamente um «sim» que é também publicamente responsável, com o qual os cônjuges assumem a responsabilidade pública da fidelidade, que garante também o futuro para a comunidade. Nenhum de nós pertence exclusivamente a si mesmo: portanto, cada um está chamado a assumir no mais íntimo de si sua própria responsabilidade pública. O matrimônio, como instituição, não é portanto uma ingerência indevida da sociedade ou da autoridade, uma imposição desde o exterior na realidade mais privada da vida; é pelo contrário uma exigência intrínseca do pacto de amor conjugal e da profundidade da pessoa humana. 

As diferentes formas atuais de dissolução do matrimônio, como as uniões livres e o «matrimônio à prova», até o pseudomatrimônio entre pessoas do mesmo sexo, são pelo contrário expressões de uma liberdade anárquica que se apresenta erroneamente como autêntica libertação do homem. Uma pseudoliberdade se baseia em uma banalização do corpo, que inevitavelmente inclui a banalização do homem. Seu pressuposto é que o homem pode fazer de si o que quer: seu corpo se converte deste modo em algo secundário, manipulável desde o ponto de vista humano, que se pode utilizar como se quer. A libertinagem, que se apresenta como descobrimento do corpo e de seu valor, é a realidade um dualismo que faz depreciável o corpo, deixando-o por assim dizer fora do autêntico ser e dignidade da pessoa. 




Matrimônio e família na história da salvação 
A verdade do matrimônio e da família, que funde suas raízes na verdade do homem, encontrou aplicação na história da salvação, em cujo centro está a palavra: “Deus ama o seu povo!”. A revelação bíblica, na verdade, é antes de tudo expressão de uma história de amor, a história da aliança de Deus com os homens: por este motivo, a história do amor e da união de um homem e uma mulher na aliança do matrimônio pôde ser assumida por Deus como símbolo da história da salvação. O fato inefável, no mistério do amor de Deus pelos homens, toma sua forma lingüística do vocabulário do matrimônio e da família em positivo e em negativo: A aproximação de Deus ao seu povo é apresentada com a linguagem do amor esponsal, enquanto a infidelidade de Israel, a sua idolatria, é designada como adultério e prostituição. 

No Novo Testamento, Deus radicaliza seu amor até tornar-se Ele mesmo, no seu Filho, carne da nossa carne, verdadeiro homem. Neste modo, a união de Deus com o homem assumiu a sua forma suprema, irreversível e definitiva. E deste modo se traça também pelo amor humano a sua forma definitiva, esse “sim” recíproco que não se pode revogar: não aliena o homem, mas o liberta da alienações da história por reportá-lo à verdade da criação. A sacramentalidade que o matrimônio assume em Cristo significa, portanto que o dom da criação foi elevado à graça da redenção. A graça de Cristo não se sobrepõe desde fora à natureza do homem, não a violenta, mas a liberta e a restaura, ao elevá-la mais além de suas próprias fronteiras. E como a encarnação do filho de Deus revela o seu verdadeiro significado na cruz, assim o amor humano autêntico é doação de si, não pode existir se evita a cruz. 

Queridos irmãos e irmãs, este laço profundo entre Deus e o homem, entre o amor de Deus e o amor humano, é confirmado por algumas tendências e desenvolvimentos negativos, cujo peso experimentamos todos. O envelhecimento do amor humano, a supressão da autêntica capacidade de amar se apresenta em nosso tempo como a arma mais eficaz para que o homem afaste de Deus, para afastar Deus do olhar e do coração do homem. Agora, a vontade de «libertar» a natureza de Deus leva a perder de vista a realidade mesma da natureza, inclusive a natureza do homem, reduzindo-a a um conjunto de funções, das quais se pode dispor segundo seus próprios gostos para construir um suposto mundo melhor e uma suposta humanidade mais feliz, pelo contrário, destrói-se o desígnio do Criador e ao mesmo tempo a verdade de nossa natureza. 

Os filhos 
Também na procriação dos filhos o matrimônio reflete seu modelo divino, o amor de Deus pelo homem. No homem e na mulher, a paternidade e a maternidade, como sucede com o corpo e com o amor, não se circunscrevem ao aspecto biológico: a vida só se dá totalmente quando com o nascimento se oferecem também o amor e o sentido que fazem possível dizer sim a esta vida. Precisamente por isto, fica claro até que ponto é contrário ao amor humano, à vocação profunda do homem e da mulher, o fechar sistematicamente a própria união ao dom da vida e, ainda mais, suprimir ou manipular a vida que nasce. 

Agora, nenhum homem e nenhuma mulher, por si só e só com suas próprias forças, pode dar adequadamente aos filhos o amor e o sentido da vida. Para poder dizer a alguém: «tua vida é boa, ainda que não conheça teu futuro», são necessárias uma autoridade e uma credibilidade superiores, que o indivíduo não pode dar-se por si só. O cristão sabe que esta autoridade é conferida a essa família mais ampla que Deus, através de seu Filho, Jesus Cristo, e do dom do Espírito Santo, criou na história dos homens, ou seja, a Igreja. Reconhece a ação desse amor eterno e indestrutível que assegura à vida de cada um de nós um sentido permanente, ainda que não conheçamos o futuro. Por este motivo, a edificação de cada uma das famílias cristãs se marca no contexto da grande família da Igreja, que a apóia e a acompanha, e garante que há um sentido e que em seu futuro se dará o «sim» do Criador. E reciprocamente a Igreja é edificada pelas famílias, «pequenas Igrejas domésticas», como as chamou o Concílio Vaticano II («Lumen gentium», 11; «Apostollicam actuositatem», 11), redescobrindo uma antiga expressão patrística (São João Crisóstomo, «In Genesim serm.» VI,2; VII,1). Neste sentido, a «Familiaris consortio» afirma que «o matrimônio cristão... constitui o lugar natural dentro do qual se leva a cabo a inserção da pessoa humana na grande família da Igreja» (n. 15). 


A família e a Igreja 
De tudo isto se deriva uma conseqüência evidente: a família e a Igreja, em concreto as paróquias e as demais formas de comunidade eclesial, estão chamadas à mais íntima colaboração nessa tarefa fundamental que está constituída, inseparavelmente, pela formação da pessoa e a transmissão da fé. Sabemos bem que para que aconteça uma autêntica obra educativa não basta uma teoria justa ou uma doutrina que comunicar. Necessita-se algo muito maior e humano, essa proximidade, vivida diariamente, que é própria do amor e que encontra seu espaço mais propício antes de tudo na comunidade familiar, e depois em uma paróquia ou movimento ou associação eclesial, nos que se encontram pessoas que prestam atenção aos irmãos, em particular às crianças e jovens, assim como aos adultos, anciãos, enfermos, às próprias famílias, porque, em Cristo, amam-nos. O grande patrono dos educadores, São João Bosco, recordava a seus filhos espirituais que «a educação é coisa de coração e que só Deus é seu dono» («Epistolário», 4,209). 

A figura do testemunho é central na obra educativa, e especialmente na educação na fé, que é o cume da formação da pessoa e seu horizonte mais adequado: converte-se em ponto de referência precisamente na medida em que sabe dar razão da esperança que fundamenta sua vida. (Cf. 1 Ped 3, 15), na medida em que está envolvido pessoalmente com a verdade que propõe. O testemunho, por outro lado, não se assinala a si mesmo, mas assinala a algo, ou melhor, a Alguém maior que ele, com o qual se encontrou e de quem experimentou uma bondade confiável. Deste modo, todo educador e testemunho encontra seu modelo insuperável em Jesus Cristo, o grande testemunho do Pai, que não dizia nada por si mesmo, mas que falava tal e como o Pai o havia ensinado (Cf. João 8, 28). 

Este é o motivo pelo qual no fundamento da formação da pessoa cristã e da transmissão da fé está necessariamente a oração, a amizade pessoal com Cristo e a contemplação nele do rosto do Pai. E o mesmo se pode dizer de todo nosso compromisso missionário, em particular, de nossa pastoral familiar: que a Família de Nazaré seja, portanto, para nossas famílias e comunidades, objeto de constante e confiada oração, assim como modelo de vida. 

Queridos irmãos e irmãs, e especialmente vós, queridos sacerdotes: sou consciente da generosidade e a entrega com a qual servis ao Senhor e à Igreja. Vosso trabalho cotidiano pela formação na fé das novas gerações, em íntima união com os sacramentos da iniciação cristã, assim como também pela preparação ao matrimônio e pelo acompanhamento das famílias em seu caminho, que com freqüência, em particular na grande tarefa da educação dos filhos, é o caminho fundamental para regenerar sempre de novo a Igreja e também para vivificar o tecido social de nossa amada cidade de Roma. 

A ameaça do relativismo 
Segui, portanto, sem deixar-vos desalentar pelas dificuldades que encontrais. A relação educativa é, por sua mesma natureza, algo delicado: implica a liberdade do outro que, ainda que seja com doçura, de todos os modos é provocado a tomar uma decisão. Nem os pais, nem os sacerdotes, nem os catequistas, nem os demais educadores podem substituir a liberdade da criança, do adolescente ou do jovem a quem se dirigem. E a proposta cristã interpela especialmente a fundo a liberdade, chamando-a à fé e à conversão. Um obstáculo particular insidioso na obra educativa é hoje a massiva presença em nossa sociedade e cultura desse tipo de relativismo que, ao não reconhecer nada como definitivo, só tem como medida última o próprio eu com seus gostos e que, com a aparência da liberdade, converte-se para cada um em uma prisão, pois separa dos demais, fazendo que cada um se encontre fechado no próprio «eu». Em um horizonte relativista assim não é possível, portanto, uma autêntica educação: sem a luz da verdade antes ou depois toda pessoa fica condenada a duvidar da bondade de sua mesma vida e das relações que a constituem, da validez de seu compromisso para construir com os demais algo em comum. 

Está claro, portanto, que não só temos de tentar superar o relativismo em nosso trabalho de formação de pessoas, mas que estamos também chamados a enfrentarmos seu predomínio destrutivo na sociedade e na cultura. Por isso, é muito importante que, junto à palavra da Igreja, dê-se o testemunho e o compromisso público das famílias cristãs, em particular para reafirmar a inviolabilidade da vida humana desde sua concepção até seu ocaso natural, o valor único e insubstituível da família fundada sobre o matrimônio e a necessidade de medidas legislativas e administrativas que apóiem as famílias na tarefa de engendrar e educar os filhos, tarefa essencial para nosso futuro comum. Por este compromisso vosso também vos agradeço de coração. 

Sacerdócio e vida consagrada 
A última mensagem que gostaria de deixar-vos afeta a atenção pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada: todos sabemos a necessidade que tem a Igreja! Para que nasçam e amadureçam estas vocações, para que as pessoas chamadas se mantenham sempre dignas de sua vocação, é decisiva antes de tudo a oração, que não deve faltar nunca em cada uma das famílias e na comunidade cristã. Mas também é fundamental o testemunho de vida dos sacerdotes, dos religiosos e das religiosas, a alegria que expressam por haver sido chamados pelo Senhor. E é assim mesmo essencial o exemplo que recebem os filhos dentro de sua própria família e a convicção nas famílias de que a vocação dos filhos é também para elas um grande dom do Senhor. A opção pela virgindade por amor de Deus e dos irmãos, que é exigida para o sacerdócio e a vida consagrada, está acompanhada pela valorização do matrimônio cristão: a uma e a outra, com duas formas diferentes e complementares, fazem em certo sentido visível o mistério da aliança entre Deus e seu povo. 

Queridos irmãos e irmãs, confio-vos estas reflexões como contribuição a vosso trabalho nas noites do Congresso e depois durante o próximo ano pastoral. Peço ao Senhor que vos dê valentia e entusiasmo para que nossa Igreja de Roma, cada paróquia, cada comunidade religiosa, associação ou movimento participe intensamente na alegria e no esforço da missão e deste modo cada família e toda a comunidade cristã redescubra no amor do Senhor a chave que abre a porta dos corações e que faz possível uma autêntica educação na fé e na formação das pessoas. Meu afeto e minha benção vos acompanham hoje e no futuro. 

Fonte: Zenit

domingo, 9 de janeiro de 2011

As imagens sagradas e o magistério da Igreja

 





Em tempos da celebração do Nascimento de Jesus, momento de reunião em família onde as pessoas montam o ‘presépio de Natal’, é oportuno que se entenda o correto uso das imagens para a Igreja.

O II Concílio de Niceia, ocorrido no ano 787, definiu a correção do uso das imagens na Igreja, colocando de forma autorizada fim às tendências iconoclastas.

“Nós definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim as venerandas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e nas mesas, nas casas e ruas”, define o II Concílio de Niceia.

As imagens sagradas se colocam no mesmo plano que a representação da cruz, e à semelhança da cruz devem ser expostas em todo lugar. Isso é válido para o contexto da liturgia, nos lugares sagrados, mas também na vida cotidiana, nos lugares privados como as casas, e nos lugares públicos como as ruas.

A contemplação das imagens induz à recordação e ao desejo dos sujeitos representados; trata-se, portanto de uma dinâmica afetiva, que parte da imagem representada, mas termina no sujeito real.

Manter viva recordação e o desejo constitui um cuidado importante da própria fé, o cultivo da própria vida espiritual. Trata-se de uma relação não idolátrica, porque a finalidade da adoração não é a imagem, mas o sujeito representado.

De fato, o Concílio cuida em prevenir e deixar à margem os excessos que tinham estado presentes no Oriente cristão, e que tinham também induzido, em contrapartida, a reação iconoclasta. Não se trata, certamente, de uma verdadeira adoração (latria), reservada por nossa fé só à natureza divina, mas de um culto similar ao que se faz à imagem da cruz preciosa e vivificante, aos santos evangelhos e aos demais objetos sagrados, honrando-os com a oferenda do incenso e de luzes segundo o piedoso costume dos antigos.

A honra feita à imagem, na realidade, pertence àquele que está representado, e quem venera a imagem venera a realidade de quem nela está reproduzido. Trata-se, portanto de uma honra feita à realidade e não à representação, mas que através do culto feito à imagem se alimenta e se expressa a adoração por Deus, o único digno de ser adorado. Observemos que o correto parâmetro do culto da imagem está constituído pelo culto da cruz, preciosa e vivificante, e posto em analogia com o culto que se dá ao Evangelho, que obviamente não significa adoração do livro, mas da Palavra de Deus.

O culto das imagens se legitima no ensinamento apostólico, na tradição da Igreja universal. Não só, mas se afirma depois que ‘o que se confiou à Igreja’ é ‘o Evangelho, a representação da cruz, imagens pintadas ou as sagradas relíquias dos mártires’; portanto, as imagens pintadas formam parte do depósito da fé, do que foi confiado à Igreja, fugindo portanto ao arbítrio dos homens: ninguém pode decidir que se pode menosprezar o culto das imagens.

A tradição do culto às imagens é ininterrupta na Igreja Católica que, ao contrário, encontra nesta prática um sinal de distinção das tendências iconoclastas próprias de muitas correntes protestantes.

O Concílio Vaticano II se coloca em continuidade com a tradição, e na Constituição sobre a Sagrada Liturgia, Sacrosanctum Concilium, afirma: ‘Mantenha-se o uso de expor imagens nas igrejas à veneração dos fiéis’. Analogamente ao Concílio de Niceia, afirma que a devoção deve ser correta, e sobretudo que o sentimento que se suscite não seja a admiração pela imagem, mas a veneração dos sujeitos apresentados: “Sejam, no entanto, em número comedido e na ordem devida, para não causar estranheza aos fiéis nem contemporizar com uma devoção menos ortodoxa’.

A imagem, durante os séculos, conseguiu transmitir os fatos sobressalentes do mistério da salvação, e muito mais hoje, na civilização da imagem, deve saber recuperar sua própria importância fundamental, enquanto que a imagem transmite mais que as próprias palavras, em um dinamismo de comunicação e transmissão da Boa Notícia.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Como está a sua casa?

 

siteluzia1As nossas casas precisam ser santuários da vida. A presença de Deus precisa ser constante nos nossos lares, para que a vida seja fecunda. Olhando, hoje, para a sua casa, você pode dizer que ela tem sido um santuário da vida? Quando as pessoas visitam o seu lar, o que elas dizem? E você? Como se sente na sua própria casa? Há pessoas que se sentem angustiadas quando estão em casa, porque não há um clima de paz, de amor e de amizade.
Talvez hoje precisemos retirar do nosso lar muitas coisas que geram divisão e tensão. Preenchamos a nossa casa com a oração, porque somente assim poderemos viver na alegria, no amor e na unidade.
O Senhor, na Sua Palavra, nos diz assim: “Minha casa será casa de oração” (Lc 19,46b).
Façamos, hoje, a experiência de entregar as rédeas da nossa casa nas mãos de Jesus, para que Ele ponha ordem em tudo o que está fora do lugar. Façamos isso com confiança no amor que o Senhor tem por cada um da nossa família.

Vivamos hoje sob o olhar de Deus

 

271009“Vivamos hoje sob o olhar de Deus, tudo com Deus e tudo para a gradar a Deus” (São João Maria Vianey).
Como é belo podermos viver unidos a Deus e na Sua presença! Com certeza, tudo dentro e fora de nós adquire um novo brilho, um novo entusiasmo e um novo sentido. Ao longo de todo este dia, em todos os momentos, elevemos o nosso pensamento ao Pai, lembremo-nos d’Ele e nos entreguemos de todo o nosso coração aos seus cuidados. Este é um grande segredo para viver um dia feliz, ainda que em meio às mais duras adversidades, porque a lembrança de Jesus torna tudo doce, a ponto de exclamarmos: “Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria” (Sl 125).
Senhor, ensina-nos a viver na Sua presença.

Caminhar sobre as águas: Eu?

 

151009”Jesus, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou Eu. Não tenhais medo!’” ( Mt 14,27).
Quantas vezes Jesus teve de encorajar os apóstolos pela fraqueza da fé deles?
”Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,31b)
Foi agindo desta forma que Jesus, aos poucos, revelou aos olhos de seus discípulos a Sua divindade e o Seu poder sobre as forças do mal. É isso o que Jesus continua a fazer na vida de seus irmãos. Ele nos encontra em meio às turbulências do cotidiano e nos faz caminhar acima dos sofrimentos, entre ventos e tempestades. Por isso, é preciso que permaneçamos firmes na fé, pois, se fraquejarmos seremos vencidos.
Nas horas mais drásticas, gritemos como Pedro: ”Salva-nos, Senhor!” (Mt 14,30b)
”Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação Ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela” ( I Cor 10,13).
Só podemos agradecer a Deus pelos benefícios que Ele faz em nosso favor quando alegramos o coração d’Ele rezando com confiança:

A terra seria um céu…

 

131009Quantos de nós estão “afogados” numa maré de coisas a resolver, de trabalhos a serem realizados, de problemas a serem solucionados…
Quase não conseguimos ver uma luz e nos parece difícil, ao menos, ter um momento durante o dia para estarmos com Deus. Julgamo-nos, não raras vezes, improdutivos e fracassados em nossos objetivos.
“Em tempos tão frenéticos, nos quais só existem barulhos, máquinas e tecnologia, o importante para estarmos realmente em Deus é calar fundo em Sua vontade. Assim, veríamos o mundo mudar. A terra seria um céu!”
(Chiara Lubich)
Sim, veríamos as coisas mudarem em nossa vida, em nossa casa, em nosso trabalho, enfim, o mundo mudaria se fizéssemos “calar fundo” a vontade de Deus em nossas vidas. Já no momento presente teremos a nossa vida tranformada.

Não deixe para amanhã

 

230909Deus, que ama os pecadores, não se cansa de buscar das mais variadas formas para manifestar-lhes a Sua infinita Misericórdia. O ápice dessa graça foi a Sua entrega na Cruz.
Mas, mesmo assim, a humanidade continua alheia à bondade de Deus. O Senhor continua a ir atrás de cada pecador para manifestar-lhe a Sua salvação, o Seu amor e perdão.
Para os nossos tempos, Nosso Senhor Jesus Cristo incumbiu à Santa Faustina proclamar ao mundo a mensagem da sua Misericórdia: ”Minha filha, olha para o abismo da minha misericórdia e dá a esta misericórdia louvor e glória. Reúna todos os pecadores do mundo inteiro e mergulha-os no abismo da misericórdia”.
Deus não se cansa de nos chamar para o bem, para a vida plena: ”Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro” (Eclo 5,8)
São João nos fala que a concupiscência dos olhos, a fraqueza da carne e soberba da vida nos fazem cair. Por outro lado, o espírito de pobreza, a humildade, o desprendimento de si próprio nos levam à conversão de cada dia.
Hoje, o Todo-poderoso quer nos salvar e fazer maravilhas em nós. Não adiemos a nossa volta para Ele, pois a não sabemos quanto tempo nos resta.

Construamos a nossa vida sobre a rocha

 

150909Somente firmados em Jesus, que é a verdadeira rocha, seremos capazes de enfrentar as adversidades constantes que a vida nos oferece. Constantemente o Senhor aconselha-nos como devemos proceder, para não desanimarmos e nem sucumbirmos diante das provações pelas quais passamos.
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha” (Mt 7,24-25).
Precisamos deixar que Deus realmente seja Deus em nossas vidas e em nossas famílias. A vida com o Senhor torna-se dinâmica, alegre, feliz, mesmo com as dificuldades e sofrimentos. Permitamos que Jesus ocupe o lugar que é d’Ele em nossa vida e conduza-nos segundo os Seus desígnios.
Obrigada, Senhor, porque Tu és a nossa rocha, e podemos confiar em Ti e contar Contigo sempre.

Olhemos para o alto

 

1409091“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem” (João 3,13).
Jesus desceu do céu para nos salvar, para nos dar a vida eterna por meio de Sua morte na cruz. Olhemos para o alto em todas as circunstâncias, onde está Deus, porque é d’Ele que vem a nossa salvação e tudo o que nós esperamos. “Só em Deus repousa a minha alma, é d’Ele que vem o que eu espero” (Salmo 61,6).
Neste dia de hoje, em cada situação vivida, peçamos ao Espírito Santo que sejamos iluminados por Ele. Que possamos seguir as inspirações de Deus, suscitadas pelo sopro do Espírito Santo Paráclito, para que o nosso dia seja repleto de sabedoria, alegria, de gratidão e de paz!
Com toda a confiança e gratidão ao bom Deus, deixemos hoje a nossa vida nas mãos d’Ele, para que Ele nos conduza e decida sobre nossas vidas em todos os momentos, porque do alto vem a nossa salvação e tudo o que há de bom.

Com qual olhar enxergamos as pessoas?

 

110909O nosso olhar para as pessoas – postas pela Divina Providência na nossa vida – deve ser antes de tudo um olhar de misericórdia, como Jesus nos olha, como Ele olhou para Pedro, para Maria Madalena, para Natanael, para Zaqueu, e tantos outros.
“Sede misericordiosos, como também nosso Pai é misericordioso” (Lucas 6,38).
Olhemos para os nossos irmãos não somente com um olhar positivo, porque isso é muito pouco; olhemos para cada um deles com o olhar de Jesus Cristo. Cada pessoa que encontrarmos, de antemão, oremos assim: Senhor, dá-me a graça de enxergá-la como o Senhor a enxerga. Purifica o meu olhar de todo preconceito e das antipatias.
Jesus, queremos ser como o Senhor, porque “todo discípulo bem formado será como o mestre” (Lucas 6,39e).

Você é sensível ao seu próximo?

 

030909Precisamos ser sensíveis ao nosso próximo mais próximo. Às vezes, as pessoas com as quais convivemos estão sofrendo, estão tristes e desanimadas e não somos capazes de perceber isso, porque só pensamos em nós mesmos, em nossos problemas.
Sempre que olharmos para uma pessoa, olhemos pensando que ela precisa ser amada, que ela pode estar sofrendo muito e necessitando de ajuda. Isso vai nos ajudar a sair de nós mesmos e a nos assemelharmos a Jesus, que veio para servir e fazer o bem e nos convida a fazer o mesmo. Ninguém aparece na nossa vida à toa. Deus sempre tem um propósito quando põe alguém ao nosso lado.
Peçamos ao Senhor a graça de sermos sensíveis às pessoas que Ele colocar hoje em nossa vida.

Não espere que os outros mudem. Mude você!

 

010909Não deixe que a mágoa, a raiva, o ódio e o ressentimento cresçam e façam mal a você. Sabe como eu faço para isso não acontecer? Luto para não alimentar o mal. Clamo pelo Sangue de Jesus constantemente, pelo poder das Suas cinco chagas sobre mim, pelas pessoas e situações.
É fundamental rezar intensamente por aqueles que nos agridem, pedindo a Deus que os abençoe. É importantíssimo abençoá-los e louvar por aquilo que essas pessoas são e representam. Os demais nem precisam perceber que estamos em oração, basta pedir a Deus a graça de olhar as pessoas nos olhos com os olhos d’Ele. Assim, o nosso coração ama e expressa amor.
Quando descobrimos qualidades nas pessoas, neutralizamos o mal, passamos a enxergá-las com outros olhos e o amor nos vence. De maneira alguma devemos ressaltar os defeitos de quem quer que seja, pois todos trazemos traços do rosto de Deus Pai. Precisamos ressaltar o bem no outro.
Nunca espere que os outros mudem! Mude você! Ao mudarmos para melhor, as coisas começam a se modificar dentro de nós e as pessoas à nossa volta também!.

Que nada desvie o nosso coração do Senhor

 

2508091A nossa atitude principal como filhos de Deus precisa ser a confiança e a fidelidade a Deus. O Senhor não se deixa vencer em fidelidade; mesmo quando nós somos infiéis, Deus é fiel. Que nada desvie o nosso coração do Senhor.
”Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser hoje, para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado, pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial” (Hebreus 3,12-14).
Quando realmente confiamos em Deus, Ele realiza em nós e por meio de nós obras prodigiosas. Agora, neste exato momento, o Senhor está nos chamando de volta e pedindo que nos rendamos à Sua infinita Misericórdia, que se derrama copiosamente por nós.
Este é o apelo do coração de Jesus, que continua batendo, sem se cansar, na porta do nosso coração até que a abramos. O Senhor espera uma decisão da nossa parte, porque Ele sente saudade de nós.
Muitos de nós temos coragem para fazer tantas coisas a fim de progredirmos na vida; então, por que não abrir a porta do coração e entregar as rédeas da nossa vida nas mãos de um Deus que é apaixonado por nós? Esse é um desafio ao qual estamos sendo chamados hoje: nos abrirmos ao amor de Deus. Comecemos rezando durante todo o dia este ato de confiança:

Um coração que confia em Deus nunca fica sem respostas

 

1808091Tenhamos confiança nos projetos do Senhor a nosso respeito e voltemos o nosso coração para Ele, porque “Ele nos dará tudo o que é bom” (Salmo 84).
Tiremos do nosso interior todo sentimento de desconfiança, para que provemos da bondade e da misericórdia de Deus Pai concretamente na nossa vida cotidiana.
“Provai e vede como o Senhor é bom” (Salmo 33,9). Depois que provarmos dessa bênção poderemos falar sobre ela; mas não falemos dela antes; primeiro façamos a experiência. Com certeza, não ficaremos decepcionados porque Deus é bom e fiel.
Senhor, ensina-nos a confiar na Sua bondade.
Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações, porque o Senhor sabe como fazer e resolver todas as coisas.
Com confiança, aproximemo-nos do Senhor e oremos incessantemente ao longo deste dia:

A quem eu preciso perdoar hoje?

 

130809_mensagemO perdão recebido e dado é profunda fonte de cura e libertação; sem contar que é um verdadeiro remédio para a saúde do corpo e da alma.
Vamos fazer hoje a experiência concreta de perdoar todas as pessoas pelas quais, de alguma forma, temos certa indiferença ou mágoa, por conta de alguma situação desencontrada entre nós?
Jesus nos perdoa sempre e nos convida para fazer o mesmo quando alguém nos magoa. O erro de nossos irmãos deve provocar em nós o desejo de perdão, da mesma forma que quando erramos provocamos o perdão de Deus. Quanto mais perdoamos, tanto mais parecidos com o Senhor nos tornamos. Todo o mal do qual somos vítimas é a oportunidade que temos de perdoar e amar mais os irmãos. “Amem-se uns aos outros, como eu os tenho amado” (João 13,34).
Senhor, nós nos decidimos hoje pelo perdão suplicando-Lhe que abençoe a nossa decisão.

Todos somos chamados

 

170809A vinha, nos diz Jesus, é o mundo inteiro, que deve ser transformado, segundo o plano de Deus, em ordem ao advento definitivo do Seu Reino. “Ao sair pelas nove horas da manhã, viu outros que estavam ociosos, e disse-lhes: Ide, vós também, à minha vinha”(Mt 20,3-4). Este convite, ide, vós também, à minha vinha, dirige-se a todo homem que vem a este mundo.
O Divino Proprietário chama os trabalhadores para a Sua vinha, nas várias horas do dia: alguns ao amanhecer; outros, às nove da manhã; outros ainda, por volta do meio dia e das três da tarde; os últimos, cerca das cinco. Os trabalhadores são chamados para a vinha em horas diferentes, ou seja, ensinando-nos que à santidade de vida um é chamado durante a infância, outro na juventude, outro como adulto e outro até na velhice.
Nos nossos dias, o Pai suscita na Igreja uma renovada efusão do Espírito de Pentecostes, que nos leva a ouvirmos a voz do Senhor:: “Ide vós também”; A chamada não se refere apenas aos pastores, aos sacerdotes, aos religiosos e religiosas, mas, estende-se a todos os fiéis leigos.

Por que devemos servir?

 

100809_mensagemA dinâmica do Reino de Deus é maravilhosa e, graças ao Senhor, todos nós podemos entrar nesse dinamismo. Temos uma oportunidade única de hoje ser melhores e ajudar os nossos irmãos e irmãs a também sê-lo, porque quando nos decidimos a viver os princípios do Reino dos Céus somos auxiliados pela graça de Deus, que nos ensina a também ser generosos, pois o Todo-poderoso não se deixa vencer em generosidade para conosco.
Quanto mais damos, servimos e ajudamos os que necessitam de nós, tanto mais temos e mais alegres e felizes nos tornamos, “pois Deus ama quem dá com alegria” (II Coríntios 9,7c).
Muitas vezes, achamos que quando juntamos é que adquirimos abundância, mas é bem ao contrário, ao dividirmos o que temos é que nunca nos faltará nada, porque “Deus é poderoso para nos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda boa obra, como está escrito: Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre” (II Coríntios 9,8-9).
Senhor, ensina-nos a ser caridosos e prestativos.

De qual graça você precisa hoje?

 

060809_mensagemgTodos nós precisamos de graças especiais a cada dia que desperta, sobretudo, a graça da perseverança. Precisamos pedir a Deus essa virtude para tudo o que desejamos empreender, porque quando deparamos com as dificuldades, as incompreensões e as críticas, a nossa tendência é desanimar e, muitas vezes, até desistir.
Não podemos abandonar os sonhos e projetos de Deus a nosso respeito, ao contrário, em meio às dificuldades, assumamos esta verdade:
“O meu Deus e meu Senhor é minha força e me faz ágil como a corça; para as alturas me conduz com segurança ao cântico de salmos” (Habacuc 3,19).
Rezemos os Salmos sempre, porque com certeza vamos aprender com os salmistas a superar os obstáculos e a avançar na caminhada com coragem e determinação.

A fé derruba as barreiras da nossa vida

 

050709_mensagemA fé age à distância e nos dá livre acesso ao coração de Deus. Interessante que quando nos deixamos guiar pela fé em Deus, tornamo-nos pessoas fortes interiormente e perseverantes, mesmo em meio aos momentos mais desencontrados da nossa vida, nada nos desanima.
O Senhor tem um projeto para cada um de nós, não podemos nos esquecer disso nem duvidar, ao contrário, creiamos que Deus é poderoso para concretizar Seus desígnios a nosso respeito, basta confiarmos e a graça acontece no tempo certo.
“Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres! E desde aquele momento sua filha ficou curada” (Mateus 15,28).
Peçamos hoje ao Senhor a graça de sermos ousados na fé.

Só precisamos do único essencial para sermos felizes

 

040809_mensagemUm coração puro sempre vê além das aparências, e nós precisamos desta visão larga para distinguirmos o importante do essencial, porque muitas coisas são importantes, mas poucas são essenciais.
Nós não precisamos de muitas coisas para sermos felizes, mas precisamos do essencial que é Jesus.
Peçamos na oração, ao longo de todo este dia, a graça de termos um coração puro: “Criai em mim um coração que seja puro; dai-me, de novo, um espírito decidido” (Sl 50,12).
Jesus, queremos buscar o essencial, viver na Sua presença e, em tudo, fazer a Sua vontade.

Qual o tempo que você está vivendo?

 

mensagem_300709Todos os tempos da nossa vida são necessários para o nosso crescimento e amadurecimento. Não podemos desperdiçar nenhum deles, até mesmo os que se apresentam a nós aparentemente desencontrados, de modo que não os entendemos nem vemos utilidade neles.
É sabedoria parar, rezar e refletir para discernir o tempo em que estamos vivendo no momento presente. Com certeza, uma vez que tivermos essa clareza, tudo ganhará um novo sentido, de maneira que não vamos reclamar ou murmurar em meio às desventuras. Ao contrário, passaremos por elas com grandeza de alma, louvando e agradecendo a Deus por todo bem e toda graça, mesmo sem entender ainda o que o Espírito Santo está plasmando em nós.
Desta forma, permaneceremos unidos a Jesus sempre, porque o louvor nos aproxima de Deus.
“Em todas as circunstâncias, dai graças porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo” ( I Ts 5,18).
Senhor, ensina-nos a sermos homens e mulheres de louvor em todas as circunstâncias

Sejamos sinais de alegria e de esperança

 

mensagem_290709Com a coragem da fé, podemos viver este dia de maneira diferente: Se no nosso trabalho e na escola há intrigas e divisões, podemos ser sinais de unidade, da mesma forma na nossa família e em todas as áreas da nossa vida.
Muitas vezes, nós nos achamos melhores do que as pessoas com as quais convivemos, mas na verdade todos nós “valemos o que somos diante de Deus, e nada mais”. Por essa razão, peçamos ao Senhor a graça da humildade, fazendo de tudo para reconhecer nossas limitações e crescer.
“De fato, estou compreendendo que o Senhor não faz distinção entre as pessoas” (Atos 10,34b).
Se Deus não faz distinção entre as pessoas, nós também não podemos fazê-la; ao contrário, precisamos acolher com amor e alegria os irmãos que o Senhor põe na nossa vida, independente da cor, raça, língua, condição social ou religião.
Sejamos sinais de alegria e de esperança para todos que passarem pela nossa vida no dia de hoje. Peçamos, incansável e insistentemente, ao Senhor a graça do amor e da unidade.

Temos um fiel Companheiro

 

mensagem_280709Como é bom logo no início do dia pedirmos a Jesus que caminhe conosco ao longo de todo o dia! Não sei se você tem esse hábito, mas é maravilhoso perceber a presença do Senhor em todos os momentos como o Companheiro, que, em nenhum momento, nos deixa sós; Ele cuida de todos os detalhes da nossa vida.
Vamos fazer a experiência de fazer todas as coisas hoje com Jesus? Aí onde você está convide-O e deixe-O ser Deus na sua vida. O Senhor quer revelar-nos os Seus caminhos e a Sua vontade, porque Ele é bom.
“O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo” (Salmo 102).
Senhor, queremos hoje fazer todas as coisas na Tua companhia.

Como você preenche o seu dia?

 

mensagem_270709Precisamos aproveitar bem o nosso dia, porque é precioso e muito bem definido por Deus. Desfrutemos do tempo sadiamente, renunciando ao egoísmo e ao mal decididos a viver todos os momentos com Deus; assim transformamos o dia de hoje que nos foi dado em eternidade.
Hoje não é nem pode ser mais um dia na nossa vida. Precisamos dar a ele um sentido, preenchendo-o com constantes e fervorosas orações e generosas ações. Não há coisa melhor do que fazer todas as coisas em união com Jesus. Em muitos momentos, ao longo do dia, muitas pessoas se sentem nervosas, deprimidas e vazias, justamente porque realizam as suas atividades sozinhas, sem contar com a ajuda e a presença do Senhor.
Este dia pode se tornar um tempo de graça se nos deixarmos guiar pela voz do Senhor Jesus, que tem um desígnio de misericórdia para cada um em particular e quer nos direcionar e nos ensinar como devemos fazer todas as coisas.
“Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!” (Efésios 5, 20).
Rezemos com confiança ao longo de todo este dia:

Um dia repleto de sabedoria, alegria e de paz!

 

mensagem_240709“A sabedoria inspira a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram” (Eclesiástico 4, 12)
Em meio às diversas circunstâncias da vida, muitas das quais querem nos roubar a tranquilidade e nos afundar em precipitações e atitudes desesperadas, Jesus nos convida para trilhar um caminho novo: o caminho da sabedoria.
A sabedoria divina nos garante agir não por impulso de sentimentos, que traem e confundem a nossa liberdade de filhos de Deus, mas movidos para a verdade e a fé, as quais nos impulsionam a decidir pelo bem e a nos deixar guiar pela voz de Deus. A sabedoria endireita as veredas e abre novos horizontes.
“Quem a adquirir, herdará a glória. Onde ela entrar, Deus abençoará” (Eclesiástico 4, 14).
Neste dia de hoje, em cada situação vivida, peçamos ao Espírito Santo que sejamos conduzidos por essa virtude [sabedoria], sem nos deixarmos dominar por nada mais. Que possamos seguir as inspirações de Deus, suscitadas pelo sopro do Espírito Santo Paráclito, para que o nosso dia seja repleto de sabedoria, alegria e de paz!

Vamos ser santos hoje?

 

luziacnGeralmente imaginamos que o santo seja um ser do outro mundo. Mas é nos fatos simples da vida cotidiana que nos tornamos santos. Por essa razão, fiquemos atentos como nos comportamos no dia a dia.
Você pode se perguntar: Eu sou uma pessoa autêntica? Da mesma forma que ajo quando estou diante das pessoas, ajo quando estou sozinho? A minha intenção em ajudar o próximo é reta ou quero me beneficiar de alguma forma? Trato as pessoas do mesmo modo que eu gostaria de ser tratado ou só penso em mim mesmo? Tenho o hábito de falar a verdade ou vivo sempre com mentiras no bolso? E por aí deve seguir o nosso questionamento.
Procedamos hoje como verdadeiros filhos de Deus meditando com a ajuda dessa passagem bíblica: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora o fruto da luz é bondade, justiça e verdade” (Efésios 5,8-9).
Senhor, dá-nos a graça de vivermos a santidade própria deste dia.

Em que você precisa melhorar?

 

mensagem_2307091Não há ninguém mais verdadeiro conosco do que nós mesmos. Comece a se observar para ver quantas surpresas terá. Ao nos analisarmos vamos perceber o tanto de qualidades que temos e também os pequenos e os grandes vícios que alimentamos. Eu costumo fazer essa experiência e tenho feito grandes descobertas sobre mim mesma.
Cada vez mais o Espírito Santo me tem levado a me conhecer melhor. É uma graça única conhecermos as nossas qualidades e as nossas limitações, para podermos melhorar.
Muitas vezes, queremos que as pessoas mudem, implicamos com elas, ficamos olhando para os seus defeitos e até nos irritamos com muitos de nossos irmãos, quando, na verdade, quem precisa mudar somos nós.
Geralmente, nós nos achamos muito bons, mas se observarmos as nossas intenções em realizar cada coisa, nem sempre estas serão retas. Sempre há um certo interesse por trás. De alguma forma, queremos tirar proveito particular das situações e demonstrar que somos perfeitos.
Você já parou para se perguntar se as suas intenções realmente são sinceras e justas?
Muitas vezes, ajudamos alguém, mas a nossa real intenção não é praticar a verdadeira caridade, mas sim, ser reconhecidos e elogiados e até mesmo receber alguma recompensa humana.
Peçamos ao Senhor que purifique as intenções do nosso coração, para que possamos ver a Deus.
“Cria para mim um coração puro, ó Deus; enraíza em mim um espírito novo” (Salmo 50, 12).

Qual o caminho que devemos percorrer?

 

mensagem_2207091Como é bom estar sempre perto de quem amamos, falar sobre a nossa vida sem nenhuma reserva e gastar tempo com essa pessoa sem outras preocupações. Este era o amor de Maria Madalena para com Jesus e deve ser o nosso também. Hoje a Igreja lembra essa grande santa e, com isso, aponta-nos o caminho que devemos percorrer: o caminho do amor apaixonado por Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos impulsiona a buscar as coisas do alto e a viver com nobreza de alma e de coração, porque no amor a Deus encontramos a nossa força e o verdadeiro sentido para a nossa vida.
Busquemos hoje o Senhor com todo o nosso coração porque Ele se deixa encontrar pelos que O buscam.
“Buscai ao Senhor, já que Ele se deixa encontrar” (Isaías 55,6a).

Um amigo pode nos transformar

 

mensagem_200709Jesus nos ensina que todos nós precisamos ter amigos diante dos quais possamos chorar e abrir o coração. Amigos que nos acolham e nos amem do jeito que somos. Amigos que não nos julguem a partir de um momento, mesmo que seja um momento dolorido.
Feliz de quem tem um amigo diante do qual pode se mostrar pelo avesso. Feliz de quem tem um amigo diante do qual pode mostrar o seu pior… e o seu melhor também!
Amigo não é apenas um conhecido, colega, companheiro… Observemos a ênfase que a Palavra de Deus dá a ele: “Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro” (Eclesiástico 6,14b).
Um amigo pode nos transformar. E por que nos transforma? Porque, antes de tudo, ele nos ama como somos. O amigo consegue nos corrigir e, muitas vezes, só ele é capaz de fazer isso. Ele, e só ele, tem linha direta com o nosso coração. Ele chega lá naquele lugar aonde ninguém consegue chegar.
Reze, hoje, por ele(s); agradeça a Deus por você tê-lo(s) ao seu lado.

Você tem medo do silêncio? Por quê?

 

mensagem_170709Todos nós precisamos de momentos de silêncio para nos encontrarmos com nós mesmos, com a nossa verdade; para descobrimos e conhecermos a nós mesmos. Precisamos conviver conosco para nos conhecermos. Às vezes, ficamos surpresos com certas atitudes nossas, mas isso significa que falta um autoconhecimento.
Quanto mais nos  conhecemos, mais autêntico e original vamos nos tornando. Não podemos ter medo da nossa verdade, porque aquele que nos conhece profundamente e sabe quem somos acolhe-nos do jeito que somos. Jesus veio ao mundo para iluminar a nossa vida.
“Deus é luz e n’Ele não há treva alguma” (I Jo, 5).
Rezemos, hoje, assim: Senhor, prende-me no Seu silêncio, longe dos rumores e das agitações do mundo. Em um silêncio no qual o meu ser se encontre na Sua verdade, na Sua nudez e miséria para que este silêncio me permita descobrir a mim mesmo.

Por que pensamos e falamos mal do próximo?

 

mensagem_130709Com certeza isso ocorre porque há algo de enfermo em nosso interior. Por isso, é preciso refletir –iluminados pela luz do Espírito Santo – sobre quais são as causas que nos movem a pensar e a falar mal dos outros.
Seguramente o orgulho é a principal razão. A pessoa humilde reconhece os seus erros e a orgulhosa tem necessidade de justificá-los desculpando-se, sobretudo, convencendo-se de que os outros agem como ela e provavelmente fazem bem pior. Dessa forma, ao agir assim, nós focalizamos as pessoas com as lentes deformadas dos nossos próprios defeitos. Se nós somos interesseiros, temos dificuldade em aceitar que o desinteresse dos outros seja autêntico; se somos falsos, temos dificuldade em acreditar na sinceridade do próximo; e assim por diante.
Quando somos verdadeiros com nós mesmos e temos a coragem de colocar toda a nossa vida e misérias sob a luz de Cristo, as nossas reações passam a ser refletidas, misericordiosas e nobres, pois adquirimos forças para combater as nossas más inclinações. Esse exercício cotidiano nos torna mais compreensivos com as pessoas e a nossa tendência a julgar, a condenar e a criticar nosso próximo, pouco a pouco, vai diminuindo.
Peçamos ao Espírito Santo que venha em socorro das nossas fraquezas, para que possamos ser cada vez mais imagem e semelhança de Deus.

Em quem esperar?

 

mensagem_080709Aprendamos um segredo com o salmista e nunca mais nos esqueçamos dele: “Só em Deus repousa a minha alma, é d’Ele que me vem o que eu espero” (Sl 61,6).
Às vezes, ficamos magoados com as pessoas, deprimidos, decepcionados, amargurados, desanimados, porque esperamos delas o que só Deus pode nos dar. Por melhor que sejam elas, não têm a capacidade de saciar a sede do nosso coração e da nossa alma, porque:
“Só Jesus de Nazaré é capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do coração humano” (João Paulo II).
É engano pensarmos que as pessoas são perfeitas, porque não são. Precisamos fazer o exercício de não esperarmos nada de ninguém, a não ser de Jesus. Será um duro exercício, porque, naturalmente, sempre esperamos por alguma retribuição ou iniciativa por parte daqueles com os quais convivemos.
Peçamos a Jesus a graça de termos um coração dependente unicamente d’Ele em todos os momentos.

O Espírito Santo nos sustenta em nossa fraqueza

 

mensagem_070709Hoje não pode ser apenas mais um dia em nossas vidas. O Senhor pede que não tenhamos medo. Tudo depende de abrirmos o coração e deixá-Lo entrar para transformar todas as realidades de nossas vidas e iluminar as nossas trevas; sozinhos não somos capazes de mudá-las. O medo não pode ter a última palavra na nossa vida! Deixemos a voz do Senhor ressoar nos nossos ouvidos: “Não tenham medo!”. Essa ordem do Senhor, quando obedecida, imprime em nosso interior grande firmeza face às adversidades surgidas ao longo do dia, determinando um novo ritmo de vida para nós.
Somente cheios do Espírito Santo é que seremos capazes de vencer o medo, de realizar boas ações e de fazer bem todas as coisas. Por nós mesmos não conseguimos alcançar nada disso, por mais que queiramos.
Clamemos pela vinda do Divino Amigo ao longo de todo o nosso dia, a fim de que Ele venha em nosso auxílio e nos sustente em nossa fraqueza.
Peçamos, em oração, ao Paráclito que conduza as nossas ações, os nossos sentimentos, as nossas atitudes, para que façamos todas as coisas de acordo com a vontade de Deus.

Abra-se à vida nova

 

mensagem_060709O Evangelho nos leva a uma reflexão: somos sempre conduzidos por Deus, guiados pelo infinito amor d’Ele por nós, reconduzidos ao seio da família quando nos desinstalamos de nossa própria terra, do nosso povo, da nossa família, para juntamente, com um novo povo, seguirmos a vontade do Senhor a nosso respeito, formando, dessa forma, uma nova aliança de amor.
Isso serve para todos – para os casais, para os filhos, para os religiosos e religiosas, futuros sacerdotes, leigos consagrados… Assumir a filiação espiritual é condição essencial para vivermos a nossa vocação e seguirmos a voz do Pai, que se manifesta no próximo, constituído por Ele na nossa caminhada espiritual. Isso nos dá a graça de dizermos: ”Abba Pai, papaizinho” e de sermos saciados de nossas carências mais profundas de afeto, amparados nos clamores mais íntimos de nossa alma.
Jesus viveu longos anos ao lado da Mãe antes da vida pública, dependendo dela para aprender tudo, juntamente com seu pai José. E hoje o Senhor nos chama para nos abrirmos à vida nova, que representa, para nós, muito mais que apenas servir e obedecer às leis e preceitos dados por Ele para a nossa salvação, mas que significa nos encontrarmos envolvidos no abraço misericordioso do Pai, que nos acolhe como filhos. Os mandamentos nos foram concedidos pelo Senhor para vivermos na liberdade de filhos amados que somos, curados das nossas chagas de pecado para vivermos plenamente o amor.
Você pai, mãe, filho ou filha, abra-se à vida nova, a começar desse abraço misericordioso do Altíssimo, que restaura em nós a imagem de filhos amados feitos para o amor e para a plena felicidade.

Liberte-se de suas lepras!

 

mensagem_020709Nem sempre, nós somos capazes de perceber e controlar todos os pensamentos e sentimentos que se passam no nosso interior ao longo do dia. Muitas vezes, nós nos sentimos traídos, abandonados, magoados, tristes e não sabemos como mudar essa situação.
Precisamos ficar atentos a esses movimentos interiores: como eles surgem e o que provocam em nós. Um remédio edificante para estarmos atentos ao que se passa dentro de nós é pedir ao Espírito Santo que traga à luz tudo o que está camuflado no nosso interior impedindo-nos de ser livres e felizes. Uma vez conscientes de tudo o que está nos afligindo, peçamos ao Senhor que nos cure e nos liberte; com certeza, a nossa vida tomará um novo rumo.
Aproximemo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo com fé, para que Ele nos purifique de todos os nossos pecados e “lepras” de forma a vivermos a verdadeira dignidade de filhos de Deus, como aconteceu com o leproso. Assumamos a Cristo como único Senhor da nossa vida. Hoje, o Senhor nos convida para nos reconciliarmos com Ele e como nossos irmãos por intermédio da confissão e do perdão. Busquemos um sacerdote e confessemos todos os nossos pecados.
”Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: Eu quero, fica purificado. E imediatamente, a lepra o deixou” (Lucas 5, 12-13).

Quando Deus nos fala

 

mensagem_030709Quando Deus nos fala, logo nos tornamos pessoas sábias; nossa vida sai do comum e ganha um novo brilho e um novo entusiasmo.
Nós ouvimos tantas vozes, tantas informações, tantas notícias, que muitas vezes nosso coração se agita, ficamos cansados e perdidos a ponto de não mais reconhecermos a presença de Jesus. Ao passo que quando fazemos a experiência de silenciar para escutar a voz de Deus, a alegria toma conta do nosso coração, enchendo-nos de esperança, de alegria e de um novo ânimo.
Peçamos hoje ao Senhor insistentemente que Ele fale ao nosso coração de maneira clara, mostrando-nos o caminho que devemos seguir.
“Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo coração a guardarei” (Salmo 118, 145).
Rezemos: ‘Fala-me, meu Deus, eu quero escutar a Tua voz; a minha vida transformou-se num deserto e eu preciso escutar a Tua voz, Senhor. Fala, Senhor, o que queres que eu faça’.

O Amigo de todas as horas

 

mensagem_300609Todos nós temos necessidade de ter alguém que se comprometa conosco e que abrace a nossa causa, defendendo-nos, ajudando-nos e cuidando de nós. Temos necessidade de ser amados e acolhidos, principalmente nos momentos de dificuldade.
Precisamos tomar consciência de que não estamos sozinhos, porque o próprio Senhor nos prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida. Por isso, nos enviou Seu Espírito Santo!
É a Cristo que devemos recorrer sempre, porque Ele sempre nos chama e nos consola: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30).
Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações a Ele, porque o Senhor sabe como fazer e como resolver todas as situações.
Com confiança, aproximemo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo e oremos incessantemente ao longo deste dia:

Você vive a partir do que os outros falam?

 

mensagem_260609Somente Deus nos conhece verdadeiramente. Muitas pessoas sofrem, porque passam a vida se comparando com os outros; dessa forma, vivem sempre inquietas, angustiadas e sem paz. O que as leva a agir assim é a falta de conhecimento de si mesmas.
Precisamos arrumar tempo para nos encontrar com nós mesmos e com Deus. Ao longo do dia, mergulhamos no turbilhão da vida, nos muitos ruídos e em tantas situações, que acabamos nos tornando divididos interiormente, a ponto de, muitas vezes, perder a capacidade de nos encontrar interiormente e de tocar em nossa essência.
Cada um traça um perfil diferente nosso – muitas vezes, negativo – e se não soubermos quem realmente somos, correremos o risco de acolher tudo o que é dito a nosso respeito. Só podemos nos conhecer verdadeiramente como somos ao nos encontrarmos com Jesus Cristo.
Você já parou para pensar como você é no Coração de Deus? Como Ele o criou na sua originalidade? Com certeza, a partir desse discernimento você não será mais a mesma pessoa, porque vai descobrir quem de fato você é: alguém dotado de talentos, de beleza, de amor e tantas outras riquezas e dons!
Convido você para se abrir a essa experiência neste dia. Não perca tempo comparando-se com os outros. Abra-se à ação do Espírito Santo de Deus.

Onde encontrar a bênção?

 

mensagem_250609O Espírito Santo concede-nos o dom de irmos em direção à vontade de Deus Pai, quando estamos atentos à Sua Voz e abertos ao Seu chamado. Abraão, ao ser dócil e ouvir a voz de Deus, caminhou para a bênção: ”Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua família e da casa de teu pai, e vai para a terra que eu vou te mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei […]. E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito[...]” (Gênesis 12,1 e 4).
É importante direcionarmos a nossa vida de acordo com o que o Senhor quer para nós; embora isso não seja fácil. Imagine o quanto custou para Abraão e Sara deixarem a família, as raízes e partirem para um lugar totalmente desconhecido; apenas atentos ao que Deus lhes podia revelar.
Para isso, é necessário clamarmos ao Espírito Santo a graça da escuta e da obediência, a fim de aprendermos a distinguir a voz do Altíssimo nos acontecimentos.
Especialmente no tempo em que vivemos, precisamos pedir ao Paráclito a graça de fazermos, em tudo, somente a vontade divina.
Rezemos durante este dia:
Eu submeto minha mente ao domínio da mente de Cristo.
Submeto toda a minha carne ao total controle do Espírito Santo.
Submeto toda a minha vida aos planos do Pai. Amém!

Descansemos no coração de Jesus

 

mensagem_190609 Hoje, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Olhemos para a cruz, para o lado aberto de Jesus, e peçamos a Ele a graça de entrarmos no seu coração. Mas o lindo é que o próprio Jesus é quem nos chama para descansarmos no coração d’Ele:
“Vinda a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11,28-29).
Aproximemo-nos do coração de Jesus com plena confiança e lancemos sobre Ele todos os nossos fardos.

A fé revigora nossas forças

 

mensagem_170609Quando caminhamos na presença de Deus, armados com a couraça da fé, passamos pelas provações desta vida e não nos desviamos do essencial nem perdemos a integridade e nossos verdadeiros valores, porque a Divina Misericórdia nos sustenta.
Em tudo devemos dar graças ao Todo-poderoso e perseverar sempre, porque esta vida é passageira e só vai restar o bem que semearmos. Não podemos perder de vista que, pela fé, podemos superar tudo; com esperança no Senhor vencemos todas as dificuldades.
A esperança impressa pelo Senhor em nosso coração nos protege do desânimo e revigora nossas forças. De maneira alguma podemos assumir a postura de alguém que sempre diz: “Não tem jeito! Não dá certo!” Ao contrário, esperamos com uma fé de expectativa no Senhor, porque cremos que nosso Deus é o Deus do impossível! “É o Senhor quem me sustenta e me protege!” (Salmo 3).
Peçamos a Jesus a graça de termos um fé viva e atuante.

Antes de falarmos de uma pessoa, precisamos conhecê-la verdadeiramente

 

jesus“Provai e vede como o Senhor é bom”(Sl 33).
Nós só podemos falar de alguém com propriedade, quando fazemos uma experiência verdadeira com a pessoa, do contrário, não podemos falar dela somente por aquilo que ouvimos dizer.
“Provai e vede como o Senhor é bom”(Sl 33).
Com certeza você já ouviu muitos comentários a respeito de Jesus, mas talvez ainda não abriu o seu coração para conhecê-Lo como de fato Ele é. Qual é o dia oportuno para fazermos esta experiência? Hoje é o dia da graça, basta abrirmos o coração.
Jesus, nós queremos hoje provar a Sua bondade ao longo de todo este dia.

O Sonho de Deus a meu respeito

 

mensagem_100609Às vezes, temos tantas exigências para com o Senhor, que falamos tanto quando fazemos as nossas orações, a ponto de não permitirmos que Ele também fale conosco.
Vamos fazer diferente hoje!?
Coloquemo-nos na presença do Senhor não em uma atitude de cobrança mas, de generosidade: ‘Senhor, o que queres de mim? O que queres que eu faça? Qual é a tua vontade a meu respeito hoje’?
Aguardemos a resposta do Senhor e a coloquemos em prática. Esta experiência de colher em Deus direções para o nosso viver, é fantástica, porque assegura a nossa permanência n’Ele, conforme é a Sua vontade a nosso respeito:
”Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”. ( Jo 15,10)
Quanto mais formos generosos com o Senhor, mais experimentaremos a misericórdia de Deus em nossa vida.
Abramos mão dos nossos sonhos para vivermos o sonho de Deus, ”porque a maior alegria de Deus é ver acontecer na vida dos seus filhos aquilo que Ele sonhou para cada um deles”.
Senhor, eu abro mão dos meus sonhos, para viver o Seu sonho a meu respeito. Eis-me aqui, Senhor, livre, para fazer a Sua vontade.

Quem confia em Deus não teme o mal

 

mensagem_020609-peqAo longo do dia recebemos muitas notícias, às vezes, alegremamo-nos profundamente com elas, mas, às vezes, ficamos abalados com o que ouvimos. Mas os que confiam e respeitam a Deus não ficam perturbados:
“Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos! Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos” (Salmo 111).
Quando nos distanciamos do Senhor, caímos no nada, no vazio, porque o que dá sentido verdadeiro à nossa existência é amar e louvar a Deus, porque fomos criados para o louvor da glória do Todo-poderoso.
Hoje é o dia de voltarmos para o nosso Criador. Somente n’Ele encontraremos repouso e sentido para a nossa vida!
A palavra de ordem para nós hoje é: Confiança em Deus.

Deixe-se molhar pela Água Viva

 

mensagem_290509“A água das chuvas cai dos Céus e embora caia sempre do mesmo modo e na mesma forma, produz efeitos muito variados. De fato, o efeito que produz na palmeira não é o mesmo que produz na videira; e assim em todas coisas, apesar de sua natureza ser sempre a mesma e não poder ser diferente de si própria. Na verdade, a chuva não se modifica a si mesma em qualquer das suas manifestações. Contudo, ao cair sobre a terra, acomoda-se às estruturas dos seres que a recebem, dando a cada um deles o que necessita.
Com o Espírito Santo acontece o mesmo. Sendo único, com uma única maneira de ser e indivisível, distribui a graça a cada um conforme lhe apraz. E assim como a árvore ressequida ao receber água produz novos rebentos, assim também a alma pecadora, ao receber do Espírito o dom do arrependimento, produz frutos de justiça.
O Espírito tem um só e o mesmo modo de ser; mas, por vontade de Deus e pelos méritos de Cristo, produz efeitos diversos. Quem se encontra nas trevas, ao nascer do sol recebe nos olhos a sua luz, começando a enxergar claramente coisas que até então não via. Assim também, aquele que se tornou digno do Espírito Santo recebe na alma a sua luz e, elevado acima da inteligência humana, começa a ver o que antes ignorava” (São Cirilo de Jerusalém).
Peça insistentemente a Jesus a graça de ser cheio do Espírito Santo.

É pela perseverança que alcançaremos a vitória

 

mensagem_280509Somente cheios do Espírito Santo é que somos capazes de realizar boas ações e de fazer bem todas as coisas. Por nós mesmos não conseguimos alcançar nada disso, por mais que queiramos.
O que fazer, então? Clamemos pela vinda do Espírito Santo, ao longo de todo o nosso dia, a fim de que Ele venha em nosso auxílio e nos sustente em nossa fraqueza. São Paulo vai nos dizer: “Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero” (Romanos 7, 19). Todos nós experimentamos essa realidade, mas, graças a Deus, sabemos que o Paráclito vem em socorro de nossas limitações. Diante da nossa fraqueza, quando reconhecemos e assumimos a nossa pobreza, o Senhor toma o nosso lugar no combate, vencendo por nós. Podemos passar por grandes tormentos, mas, estando com o coração voltado para o Alto, continuamos com passos firmes e em paz.
Humilhemos o nosso coração na presença do Senhor, reconhecendo que é d’Ele que vem a nossa força. Peçamos, em oração, todos os dias, ao Santo Espírito de Deus que conduza as nossas ações, os nossos sentimentos, as nossas atitudes, para que façamos todas as coisas de acordo com a vontade de Deus.
Sejamos insistentes em nossas orações, porque é pela perseverança que alcançaremos a vitória.

Vamos fazer hoje o exercício da verdade?

 

florVamos fazer hoje um grande exercício: Passemos todo este dia na verdade, ou seja, falemos a verdade, pensemos a verdade, andemos na verdade, pratiquemos a verdade, queiramos somente a verdade, sejamos colaboradores da verdade, busquemos a verdade e anunciemos a verdade!
Há em nós o desejo de praticar essa virtude. Sei que essa tarefa não será fácil; será um grande desafio, mas precisamos viver hoje dessa forma, porque Jesus está orando ao Pai por nós nesta intenção, para sejamos filhos e filhas de Deus verdadeiramente livres e dignos da vida eterna.
“Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade” (João 17,17).
Fiquemos atentos à voz da verdade que fala no mais íntimo de nós.